Global Pack - World Wide Supplier

A Empresa

Com destaque no mercado latino-americano de embalagens plásticas sopradas, injetadas, bisnagas e esferas, a Globalpack conta com avançado sistema de produção e com profissionais altamente qualificados, o que possibilita sua incrível capacidade de produção, agilidade nos prazos, flexibilidade de negociação e ampla vantagem tecnológica nos segmentos em que atua:

  • Produtos de limpeza doméstica
  • Produtos de toalete, perfumaria e cosméticos
  • Produtos alimentícios
  • Produtos farmacêuticos
  • Defensivos agrícolas
  • Produtos automotivos

Em suas 4 unidades industriais, a Globalpack processa mais de 2 mil toneladas/mês de matéria-prima, gerando produtos de qualidade reconhecida para sua renomada carteira comercial. Orientada para a plena satisfação de seus clientes, a Globalpack investe num relacionamento de proximidade e parcerias com fornecedores, o que resulta no desenvolvimento de softwares, equipamentos, procedimentos, pesquisas e estudos que atendem a necessidades específicas, aperfeiçoando a qualidade sem abrir mão da agilidade.

O potencial humano da empresa é também valorizado por diversos programas de aprendizado e capacitação.

A atuação conjunta e positiva de todas essas forças consolida a liderança da Globalpack na América Latina e destaca sua posição de World-Class Supplier.

Unidades

A Globalpack conta atualmente com cinco unidades, nos seguintes endereços:

Unidade Diadema
Rua Dom Joaquim de Nazaré, 53
09960-070 Diadema - SP - Brasil
Fone 55 (11) 4061-8300 Fax 55 (11) 4066-6042

Unidade Vinhedo
Rodovia Miguel melhado Campos, SN, Km 79
Distrito Industrial - Vinhedo -SP - Brasil
Tel: (19) 3856-4400

Unidade Jaragua
Avenida Jornalista paulo zingg, 47
05157-030 Jaragua - SP - Brasil
Fone 55 (11) 3908-1253 Fax 55 (11) 3908-1247

Unidade Recife
BR 101 Norte Km. 52,5
53520-015 Abreu e Lima - PE - Brasil
Fone 55 (81) 3541-2653 Fax 55 (81) 3541-2826

Unidade Fortaleza
Avenida Parque Norte 1, 100 Galpão 04
61939-170 Distrito Industrial - Maracanau - CE - Brasil
Fone 55 (85) 3022-5858 Fax 55 (85) 3022-5858

Grupo Globalpack

A Globalpack integra um grupo de empresas que também atuam no ramo de transportes e revenda de automóveis das marcas Fiat, Renault, Mercedes-Benz, General Motors, Toyota, Mitsubishi e Ford.

 

Logotipos Grupo

 

Estratégias e Compromissos com o Mercado

Estabelecemos metas que visam ampliar a satisfação dos nossos clientes:

# Contínua ampliação das negociações no Mercosul
# Manutenção da posição do World-Class Supplier (classe internacional)
# Realização de novos projetos in-house
# Investimentos contínuos em novos equipamentos/tecnologias de produção
# Novas filiais para estar mais próximo aos clientes
# Manter a criação/desenvolvimento conjunto (CAD/CAE)
# Terceirização das linhas de envase
# Realização de pesquisas de mercado
# Reduzir e minimizar estoques dos clientes
# Associação/aquisição de outras empresas

Qualidade

Liderança não se conquista por acaso e qualidade é pré-requisito no desenvolvimento de qualquer produto. Para a Globalpack, qualidade é premissa básica em tudo o que refere ao processo produtivo e não se limita ao cumprimento de especificações: envolve matéria-prima, desenvolvimento de produtos, equipamentos, métodos, procedimentos fabris, e também conduta com clientes e fornecedores, gestão e capacitação de seus colaboradores.

A Globalpack foi a primeira empresa nacional do setor a receber a certificação ISO 9001 - versão 2000, a mais exigente de todas as Normas de Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade. A utilização de diversos equipamentos de Controle da Qualidade permitem à Globalpack a análise contínua dos padrões de processo e garantem a fabricação de embalagens confiáveis, dentro dos critérios determinados para atender às necessidades dos clientes. Entre esses equipamentos podem ser citados:

* Detectores de furos (leak detector) + controle de peso on-line
* VBG 6000 + TL2000: Top Wave
* Paquímetros digitais ligados a PCs
* Color Matching - MacBeth
* CEP/CEQ (VSPC software - Cage Talker, USA)
* Detectores de metais - LOMA
* Medição tridimensional automática - Mitutoyo
* Balanças digitais
* Medidor de espessura digital
* Equipamento de ensaio para teste de compressão
* Equipamento para ensaio de vazamento a vácuo

Um trabalho sério e bem planejado, a profissionalização e a preocupação constantes em atender plenamente às necessidades de seus clientes, e a uniformização de critérios de processamento conferiu à Globalpack receber o reconhecimento de parceiros e do mercado em que atua. Entre outras premiações, a Globalpack recebeu prêmios de "Qualidade Assegurada" da Unilever, Elida Gibbs, Avon, Johnson & Johnson, Colgate-Palmolive e L'Oréal, e foi considerada "Fornecedor Categoria Ouro" da Avon; "Top Supplier" da Elida Gibbs e recebeu o "Prêmio Fornecedores" da Johnson & Johnson.

Em 2002, foi premiada com Menção Honrosa no IV Seminário do Setor Plástico do Grande ABC, e recebeu mais dois prêmios:

"Destaque Empresarial do Ano" na entrega do "9º Prêmio Desempenho 2002", promovido pela Revista Livre Mercado de Santo André, região da Grande São Paulo; e o Prêmio de Menção Honrosa, da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem, na categoria Redesign, com o frasco do Enxaguatório Reach, da Johnson & Johnson. Pela ABRE, também recebeu em 2003, o Prêmio ABRE de Design de Embalagens, na categoria Embalagem Destaque - Bebidas, com o Frasco do Suco Hé, da Tiuá. Estes prêmios exigem ainda mais responsabilidade, por parte da Globalpack, na fabricação dos produtos e a adoção de padrões e procedimentos, que aumentam a competitividade e proporcionam maior produtividade, fatos que só trazem benefícios a clientes e à própria empresa.

Responsabilidade Social

A Globalpack, ciente da importância do seu papel social perante seus colaboradores, fornecedores e sociedade de forma geral, assume um comportamento ético e responsável e, para comprovar esta disposição, além das atividades sociais nas quais está engajada, a companhia desenvolveu e implementou um Sistema de Responsabilidade Social, conforme a norma SA 8000 (Social Accountability), a qual se preocupa com os direitos básicos dos colaboradores, e que aborda os seguintes temas:

# Discriminação;
# Saúde e Segurança no Trabalho;
# Trabalho Infantil;
# Trabalho Forçado ou Esquema de Mão-de-Obra Escrava;
# Liberdade de Associação e Direito à Negociação Coletiva;
# Práticas Diciplinares Abusivas, etc.

A Globalpack entende que, para buscar os melhores resultados perante seus clientes, e poder participar de igual para igual com seus concorrentes, neste mercado cada vez mais globalizado, não basta a busca incessante pela melhoria contínua da produtividade e qualidade no seu entendimento mais amplo. O respeito e a qualidade de vida dos colaboradores é fator primordial de conduta para que a valorização do ser humano seja alcançada, e assim também, as metas e objetivos organizacionais da Globalpack.

Política de Responsabilidade Social

A Globalpack, ciente da sua Responsabilidade Social, compromete-se a atender os requisitos da Norma SA-8000, a saber:

- Eliminar o trabalho de menores de 16 anos, a discriminação de qualquer natureza, práticas disciplinares abusivas e trabalho forçado;

- Proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável a todos os colaboradores;

- Respeitar o direito de associação sindical dos colaboradores;

- Cumprir e remunerar adequadamente a jornada de trabalho;

- Atender a legislação nacional e convenções internacionais do trabalho;

- Estimular e buscar o comprometimento dos fornecedores e prestadores de serviços para com os requisitos da Norma SA-8000; e,

- Melhorar continuamente os indicadores de responsabilidade social.

Resumo da Ata da Reunião de Análise Crítica pela Administração do Sistema de Responsabilidade Social da Globalpack Diadema

Data: 18/05/2009
Horário: 9h00 às 12h00.

Participantes: Diretor, Superintendente, Gerentes, Coordenadora de RH, Representante da Administração e Representante dosfuncionários.

Conforme previsto no Sistema de Responsabilidade Social, a reunião de análise crítica foi orientada de acordo com o disposto no Procedimento de Responsabilidade Social - "PRS-09.01": Análise Crítica pela Administração e Instrução de Responsabilidade Social - "IRS - 09.01": Indicadores de Responsabilidade Social, abaixo os resultados desta análise:

- Trabalho Infantil

Através de auditoria interna e denúncia não foi detectado nenhum caso, indicador considerado satisfatório.

- Práticas Disciplinares

Não houve denúncias no período analisado, indicador considerado satisfatório.

- Horário de Trabalho

O percentual de colaboradores que não cumpriram o "DSR" - descanso semanal remunerado foi 19,08 (chegou-se a esse percentual em função da demanda dos próprios clientes e em função do aquecimento no mercado). O percentual jornada de trabalho acima de 12 horas semanais (0,27%) foi considerado satisfatório.

- Discriminação

Este indicador foi considerado satisfatório, pois 94,12% dos funcionários que participaram da pesquisa opinaram como satisfeitos e a meta é de 93%.

- Saúde e Segurança

Este indicador foi considerado insatisfatório, pois 78,62% dos funcionários que participaram da pesquisa opinaram como satisfeitos e a meta é de 93%.

- Comprometimento dos fornecedores

Foi considerado satisfatório e conforme cronograma.

- Trabalho Forçado

Este indicador embora bem próximo da meta foi considerado insatisfatório, pois 92,84% dos funcionários que participaram da pesquisa opinaram como satisfeitos e a meta é de 93%.

- Liberdade de Associação

Este indicador foi considerado insatisfatório, pois 82,33% dos funcionários que participaram da pesquisa opinaram como satisfeitos e a meta é de 93%.

- Auditoria Interna

A Política de Responsabilidade Social foi analisada e continua adequada aos objetivos e metas traçados pela Globalpack.

Como resultado desta análise crítica foram abertas algumas SACP´s - "Solicitação de Ação Corretiva e ou Preventiva", principalmente em função dos indicadores considerados como insatisfatórios e a Alta Administração concluiu que o sistema de Responsabilidade Social continua implementado e em processo de melhoria continua.

Auditoria de Conformidade com a norma SA8000 realizada pelo Organismo Certificador BRTUV

Nos dias 10 a 13 de Abril de 2006 o Sistema de Responsabilidade Social da Globalpack, foi avaliado como estando em conformidade com a norma SA8000 versão 2001 dando seqüência a avaliação de conformidade de Jan/2003.

Portanto, a Globalpack Ind. Com. Ltda atende aos critérios para a Auditoria de Conformidade SA8000, tendo em vista que não foi identificada nenhuma não-conformidade maior durante a auditoria.

Código de Princípios de Negócios

Valores e princípios norteadores das atividades e conduta da Globalpack

Introdução

O sucesso de uma empresa só tem valor quando alcançado por meios lícitos e pela atuação responsável. Certa de sua missão na sociedade, a Globalpack acredita que as estratégias corporativas devem ser colocadas em prática em concordância com propósitos morais e comerciais que sempre conduzem suas ações na realização de negócios favoráveis ao desenvolvimento da empresa, de seus clientes e fornecedores.

A Globalpack reconhece ainda que tem como missão, além da promoção econômica, dar condições a seus colaboradores para que exerçam conscientemente seu papel na empresa e na sociedade.

Relações comerciais

A Globalpack tem como princípio a condução de toda e qualquer relação comercial com base em valores éticos, na honra aos compromissos assumidos e no respeito a seus parceiros e concorrentes.

A Globalpack norteia suas relações comerciais com clientes e fornecedores fundada na transparência e na honestidade das quais decorrerão relacionamentos confiáveis e produtivos.

Mercado

A Globalpack tem como foco de seus negócios a satisfação de todas as necessidades de seus clientes, com o desenvolvimento de soluções inovadoras, produtos de qualidade e serviços diferenciados, com o melhor custo/benefício e que os levem a prosperar nas atividades que exercem.

A Globalpack se compromete a ter uma postura pró-ativa no conhecimento e análise do mercado em que atua e contribuir para a evolução e aplicação das tendências mercadológicas locais, regionais e mundiais.

Respeito às leis e valorização do ser humano

A Globalpack atua em total conformidade com a constituição nacional e às leis complementares e rejeita toda e qualquer discriminação de cunho social, racial, cultural, sexual ou religiosa. Suas ações se dão com respeito aos direitos humanos, às leis trabalhistas, fiscais e financeiras regulamentadas.

Compromisso com a evolução

A Globalpack acredita que a vanguarda empresarial só pode ser alcançada com a inovação tecnológica e com a experiência profissional, as forças propulsoras da excelência nos negócios.

Os esforços da Globalpack se darão em busca do desenvolvimento de embalagens que agregam valor ao seu conteúdo. Para isso, disporá de tecnologia de ponta e qualidade de nível mundial.

Clientes e fornecedores

A Globalpack entende que a flexibilidade é pré-requisito para o bom entendimento com clientes e fornecedores, a base para a construção de negociações consistentes e satisfatórias para ambas as partes.

A Globalpack trabalhará para que seus clientes e fornecedores contabilizem bons resultados comerciais, financeiros e alcancem sucesso nos mercados em que atuem.

Acionistas

Os investimentos destinados ao crescimento da Globalpack e à criação de novas oportunidades de negócios, desenvolvidos com competência e competitividade, visam a elevação dos lucros da empresa e a transformam numa excelente opção para nossos acionistas.

Colaboradores

A Globalpack adota uma política de incentivo ao desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores, que inclui a disseminação de informações técnicas, de cidadania, saúde e segurança que colaborem para o bem-estar de todos.

A Globalpack tem como prática estimular a participação de seus colaboradores na detecção e solução de problemas e entraves, que levem ao melhor desenvolvimento dos processos e negócios.

Concorrência

A Globalpack trava com seus concorrentes um relacionamento saudável e respeitoso e defende uma atuação leal e íntegra na condução dos negócios e na conquista de maiores parcelas de mercado.

Controle da Qualidade

A Globalpack entende qualidade como um processo contínuo e abrangente, que engloba processos de produção e de gestão,  conduta profissional e pessoal, as áreas de compras, suprimento, financeira, logística e Recursos Humanos, um processo no qual está envolvida a totalidade de seus colaboradores.

Meio Ambiente

A Globalpack tem como regra a disseminação da correta atuação no âmbito ambiental, tanto no uso adequado dos recursos naturais, bem como na sua preservação.

Os processos industriais, a utilização dos recursos naturais, a destinação correta de rejeitos e descartes de processos de produção se darão dentro das normas e leis que regulamentam as atividades produtivas brasileiras.

Comunidade

O respeito à natureza se estende aos colaboradores e comunidades nas quais as unidades produtoras da Globalpack estão inseridas.

A Globalpack não se eximirá de manter parcerias que levem a melhorias contínuas no trato das questões ambientais em todas as áreas relacionadas às suas atividades industriais.

Missão

A partir de uma visão global de nosso mercado de atuação, estar atentos aos avanços tecnológicos, sempre apresentando novidades e soluções criativas. E, por meio do trabalho de uma equipe altamente qualificada, ágil e pró-ativa, dar segurança ao cliente, garantindo uma melhor performance do seu produto junto ao consumidor.

 

Infra-Estrutura

Com máquina e softwares de última geração, contamos não só com tecnologia, mas com o talento e a qualificação técnica dos nossos profissionais.

Área Comercial

Nosso departamento comercial é voltado ao cliente. Estuda a solução ideal para viabilizar o projeto e acompanha todos os processos internos.

Laboratório de Provas

Criado para testar moldes e cores para embalagens, nosso laboratório desenvolve novos processos, resinas e tecnologias, permitindo que cada projeto seja finalizado dentro das especificações, poupando tempo e recurso para o cliente.

Engenharia - Desenvolvimento de Produtos

Através de estudos de viabilidade de produção, nossa consultoria técnica oferece as melhores opções no desenvolvimento de embalagens sopradas. Engenheiros altamente capacitados e softwares modernos (CAD, CAM, CAE) garantem a alta performance da empresa diante das exigências do mercado.

Decoração de frascos

Grandes investimentos foram realizados em tecnologia e consultoria técnica para a produção de diferentes tipos de decoração de frascos. Analisamos todos os processos, desde a definição da matéria-prima utilizada no frasco até o tipo de decoração e rotulagem mais adequada (Silk Screen, Tampografia, Manga, Sleeve, Therimage, Hot Stamping, etc.), permitindo que  embalagens e decoração atendam às necessidades específicas de cada cliente.

Valorização do Ser Humano

A Globalpack apóia, favorece e valoriza o desenvolvimento do potencial técnico e comportamental de seus colaboradores, com o objetivo de melhorar o desempenho nos negócios, motivar seus funcionários e cumprir seu papel social. A política de Recursos Humanos da Globalpack prioriza o potencial interno de seu quadro funcional, identificando habilidades e estimulando o desenvolvimento das competências individuais de cada colaborador. Faz parte de suas ações promover treinamentos e a transmissão de informações necessárias ao alcance das metas definidas pelas políticas de produção e gestão.

Para isso, coloca em prática programas que envolvem funcionários e seus familiares, cujos temas visam a melhoria dos aspectos profissionais, pessoais e sociais, voltados à educação, saúde, meio ambiente, segurança e treinamentos profissionais e comportamentais relacionados às atividades de cada funcionário.

Alguns dos treinamentos Profissionais e Comportamentais realizados:

· Foco no Cliente;
· Formação de líderes;
· Segurança e prevenção de acidentes e doenças do trabalho;
· Programa de manuseio de objetos cortantes;
· Campanha de Proteção das Mãos;
· Treinamento para Qualidade;
· Qualidade no atendimento;
· Trabalho em equipe.

Em educação: um dos principais programas promovidos pela empresa é o Projeto Escola, curso de alfabetização realizado em parceria com a Fundação Bradesco e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), e regulamentado pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC, que proporcionou aos colaboradores a possibilidade de concluir seus estudos desde alfabetização até o Ensino Médio.

Atualmente, 90% dos funcionários possuem o segundo grau completo, um benefício para a empresa e, especialmente, para cada um deles. Em continuidade às ações de incentivo e valorização do Ser Humano, a Globalpack ainda disponibiliza cursos específicos profissionalizantes em parceria com o Senai e mantém um programa de bolsa de estudos em nível universitário. Cursos de informática também são disponibilizados aos colaboradores.

Em saúde: os funcionários participam de diversos programas e palestras, que tratam de assuntos como alcoolismo, tabagismo, stress, saúde da mulher, drogas, nutrição, doenças contagiosas, higiene bucal, educação postural e qualidade de vida, além de incentivo à prática de exercícios físicos, vacinação contra a gripe, violência infantil e integração de portadores de deficiências.

Em meio-ambiente: para despertar a consciência ecológica de todos, a empresa oferece periodicamente informações sobre reciclagem, coleta seletiva de lixo, limpeza, economia e cuidados com a água e fontes de geração de energia.

Para a família: os familiares dos funcionários também têm espaço na empresa. Anualmente, os filhos dos colaboradores podem participar do concurso de desenho infantil e frases sobre Natal, de visitas programadas nas unidades fabris, além de receberem informações sobre saúde, orientação profissional e sexual, orçamento doméstico e lazer.

Ações sociais

A Globalpack, além de valorizar seu quadro de colaboradores e respeitar o meio ambiente, participa de ações sociais que contribuam para o desenvolvimento humano e da cidadania.

* Instituto ANDRÉ FRANCO VIVE

Atualmente, a Globalpack colabora com as ações do Instituto André Franco Vive (www.andrefrancovive.org.br), uma organização que realiza projetos educacionais e profissionais destinados às crianças e jovens carentes do bairro do Jaguaré, em São Paulo.

* Projeto MAIS VIDA

A Globalpack mais uma vez, preocupada com sua Responsabilidade Social, participa e colabora com as ações do Instituto Unilever no Projeto MAIS VIDA que busca o envolvimento de toda a comunidade de Araçoiaba interior do Estado de Pernambuco para que atue de forma voluntária no desenvolvimento de sua própria cidade. Unidos a Prefeitura, a Unilever e outros parceiros contribuem para as melhorias nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento econômico.